Redação concurso soldado PM- Sp
Redação concurso soldado PM-SP
Assim como a matemática e a língua portuguesa, a redação muitas vezes é o divisor de águas em um concurso público, e costuma ser a pedra no sapato de muitos candidatos e inclusive é motivo de desistência de muitas pessoas, se essas matérias estão fazendo com que você pense duas vezes em realizar o concurso leia este artigo até o final que vou lhe apresentar um método infalível para você se sentir mais seguro, confiante e conquistar a tão sonhada nomeação.
Entenda como funciona a prova dissertativa da PM SP "baseada em editais passados"
Itens do edital 2018: DA PRESTAÇÃO DOS EXAMES DE CONHECIMENTOS (PROVA DISSERTATIVA – PARTE II)
1. A Prova Dissertativa (Parte II) será
realizada no mesmo período da Prova Objetiva (Parte I), devendo o candidato
administrar o tempo de realização das provas.
2. O candidato receberá o caderno
pré-identificado e deverá conferir seu nome, número do documento, cargo
almejado e assinar no local reservado.
3. A prova deverá ser feita com caneta
esferográfica fabricada em material transparente, de tinta preta
(preferencialmente) ou azul, com grafia legível, a fim de não prejudicar o seu
desempenho quando da correção pela Banca Examinadora, não sendo permitida a
interferência e a participação de outras pessoas, salvo o caso em que o
candidato tenha solicitado condição especial para a realização das provas.
4. A prova deverá ser manuscrita e não
poderá ser assinada, rubricada, ou conter em outro local que não o
preestabelecido, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de ser
anulada. 4.1. A detecção de qualquer marca apontada no espaço destinado à
transcrição do texto acarretará a anulação da redação e a consequente exclusão
do candidato do concurso.
5. Durante a Prova Dissertativa, não
serão permitidas consultas, nem oferecidas folhas adicionais para rascunho. Ao
final das provas, o candidato deverá entregar integralmente o caderno de
redação ao fiscal da sala.
6. Após o término do prazo previsto para
a duração das provas, não será concedido tempo adicional para o candidato
continuar elaborando ou transcrevendo o texto para o caderno de redação.
Conheça o: "O Método de Aprovação - PM SP" técnica que foi estudada durante 5 anos, analisando a banca "VUNESP" e desde então, está resultando de várias aprovações no concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo. aproveitar promoção
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Julgamento da avaliação dissertativa (redação), conforme edital 2018.
Na avaliação
da Prova Dissertativa (Parte II), serão considerados os critérios a seguir.
4.1.1. Tema: considera-se se o texto do
candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo
suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus
aspectos, recebendo nota 0 (zero);
4.1.2. Estrutura (gênero/tipo de texto e
coerência): consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao
gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao
gênero/tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida
em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero). Avalia-se aqui
como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa
argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto
dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). No gênero/tipo de
texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma
dissertação, deve-se prezar pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira
pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser
penalizado. Será considerado aspecto negativo a referência direta à situação
imediata de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto/da
coletânea/do texto I; como solicitado nesta prova/proposta de redação). Na
coerência, será observada, além da pertinência dos argumentos mobilizados para
a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de
forma lógica e coerente (progressão textual). Serão considerados aspectos
negativos a presença de contradições entre as ideias, a falta de partes da
macroestrutura dissertativa, a falta de desenvolvimento das ideias ou a
presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto;
4.1.3.
Expressão (coesão e modalidade): consideram-se neste item os aspectos
referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa.
Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas,
catáforas, substituições, conjunções etc.) de modo a tornar a relação entre
frases e períodos e entre os parágrafos do texto mais clara e precisa. Serão
considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o
emprego inadequado de recursos coesivos. Na modalidade, serão examinados os
aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como
a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade
expressa em palavras e expressões.
5. Será atribuída nota zero à redação que:
5.1. Fugir
ao tema e/ou gênero propostos;
5.2,5.3,5.4-
Vide 19 Diário Oficial Poder Executivo, Seção I, Vol. 128 – Nº 45 – São Paulo,
10 de março de 2018, sábado, pág. 186 a 193.
5.5. For escrita em outra língua que não a
portuguesa;
5.6. Apresentar
letra ilegível e/ou incompreensível;
5.7. Apresentar o texto definitivo fora do
espaço reservado para tal;
5.8. Apresentar
7 (sete) linhas ou menos (sem contar o título);
5.9. For
composta integralmente por cópia de trechos da coletânea ou de quaisquer outras
partes da prova.
5.10. Apresentar
formas propositais de anulação como impropérios, trechos jocosos ou a recusa
explícita em cumprir o tema proposto.
6.
Observações importantes:
6.1. Cada redação é avaliada por 2 (dois)
examinadores independentes e, quando há discrepância na atribuição das notas, o
texto é reavaliado por um terceiro examinador independente. Quando a
discrepância permanece, a prova é avaliada pelos coordenadores da Banca
Examinadora;
6.2. O espaço
para rascunho no caderno de questões é de preenchimento facultativo e em
hipótese alguma será considerado na correção da Prova Dissertativa pela Banca
Examinadora;
6.3. A nota
do critério que avalia o tema só será atribuída a partir do que estiver escrito
no corpo do texto. Portanto, qualquer elemento relacionado ao tema que esteja
presente apenas no título não será considerado;
6.4. Textos
curtos, com apenas 15 (quinze) linhas ou menos, serão penalizados no critério
que avalia a expressão;
6.5. As
propostas de redação da Fundação Vunesp apresentam uma coletânea de textos
motivadores que servem como ponto de partida para a reflexão sobre o tema que
deverá ser abordado. Textos compostos apenas por cópias desses textos
motivadores receberão zero e textos em que seja identificada a predominância de
trechos de cópia em relação a trechos autorais terão a nota final diminuída.
7. A
classificação preliminar dos candidatos aprovados, em ordem decrescente, será
obtida por meio da somatória de pontos obtidos nos Exames de Conhecimentos
(Partes I e II), sendo convocados para prosseguirem nas demais etapas do
concurso público os 18.000 (dezoito mil) candidatos que obtiverem a melhor
classificação.
Conheça o: "O Método de Aprovação - PM SP" técnica que foi estudada durante 5 anos, analisando a banca "VUNESP" e desde então, está resultando de várias aprovações no concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo. aproveitar promoção
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Dicas para se sair bem na redação:
Temas cobrados: na prova de 2017 a banca propôs o seguinte:
REDAÇÃO
Leia os textos.
Texto 1
Todos os meses, Patrícia Bittencourt realiza em sua casa, em Mairiporã (SP), um
evento chamado Brunch* Cantareira. Inicialmente voltado a amigos, o
empreendimento ganhou fama e adeptos – há 80 pessoas na fila de espera para as
próximas edições. Mas a maior atenção que o local atraiu, no entanto, foi por
outro motivo: a política de não permitir a entrada de menores de 14 anos. A
proprietária diz que sua casa é um lugar perigoso para crianças, por ter
escadas sem corrimão e parapeito sem proteção e afirma que não pretende
reformar o local para fazer a adaptação. “Eu informo a todos que o local não é
adequado para crianças”, diz a dona do estabelecimento, o que é confirmado
pelos clientes que frequentam o lugar. E complementa que, por ser sua
residência e conhecer “perigos” existentes ali, é ela “quem determina as regras
e limitações e não os pais, pois, se algo acontece com alguma criança ao
frequentar o local, é também sua responsabilidade”. Além disso, a proposta do
brunch, segundo ela, é ser um ambiente tranquilo e descontraído para bate-papo.
“Eu não tenho área de diversão, então as crianças ficam entediadas.” *Brunch:
refeição matinal que serve, ao mesmo tempo, como café da manhã e almoço.
(Tatiana Dias, “Como um brunch levantou um intenso debate sobre a aceitação de
crianças em restaurantes”. https://www.nexojornal.com.br. 26.11.2016. Adaptado)
Texto 2
Limitar o acesso de crianças a locais como restaurantes e pousadas pode trazer
sossego aos atuais frequentadores, mas também criar muita polêmica e afugentar
potenciais novos clientes. Em outubro de 2016, o Brunch Cantareira virou alvo
de críticas após vir à tona uma publicação feita em uma rede social 2 anos
antes. O post informava que não era permitida no local a presença de crianças
menores de 14 anos, por questões de segurança. Algumas pessoas acusaram o
estabelecimento de preconceito e de excluir as crianças e, consequentemente, os
pais. Mas de acordo com o Procon-SP, não há problema em restringir o acesso de
crianças, desde que isso seja informado previamente e de forma clara. Já o
advogado e professor de Direito Civil Gustavo Milaré Almeida explica que não há
uma lei específica que proíba o estabelecimento de fazer isso e que, embora o
Estatuto da Criança e do Adolescente determine que não deve haver
discriminação, neste caso, opina ele, trata-se apenas de uma restrição. Esse
tipo de restrição não é tão comum no Brasil, mas já é aceito em outros países,
como EUA, Austrália e França, segundo Almeida. “No Brasil, por uma questão
cultural, não há esse costume de não levar crianças e, por isso, a restrição é
tão criticada.” (Thâmara Kaoru, “Restaurante pode proibir crianças? Entenda as
regras para clientes e dono”. http://economia.uol.com.br. 10.11.2016. Adaptado)
Texto 3
Sobre a polêmica a respeito da proibição de crianças em restaurantes, Renata Bermudez,
consultora de disciplina positiva na consultoria familiar Sosseguinho, destaca
a incapacidade de muitas pessoas de terem “um pouco de empatia com uma
criança”, o que se torna evidente toda vez que pais chegam em diferentes locais
acompanhados de seus filhos pequenos e recebem olhares preocupados das pessoas
presentes. O ideal, conforme ela, seria que as pessoas respeitassem as crianças
como parte da sociedade e buscassem compreender que, para que elas aprendam a
se comportar em determinados ambientes, elas precisam estar presentes neles.
Para a criadora do site Maternidade Simples, Melina Pockrandt, proibir a
presença de crianças em determinados locais não vai resolver a tensão entre as
pessoas e ainda pode abrir espaço para outras restrições. “Uma criança autista,
por exemplo, pode ter uma crise e fazer um escândalo em qualquer ambiente,
inclusive em lugares para crianças”, diz. Outros frequentadores que se
incomodassem com a criança teriam como justificar a restrição dela ao local.
(Vivian Faria, “Crianças em restaurantes: mães comentam a polêmica sobre
proibição”. http://www.gazetadopovo.com.br. 31.10.2016. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus
próprios conhecimentos, escreva uma dissertação sobre o tema:
A proibição de crianças em restaurantes é uma
medida discriminatória?
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Temas cobrados: na prova de 2015 a banca propôs o seguinte:
REDAÇÃO
Texto 01 O que era para ser apenas uma
tentativa de se divertir tornou-se uma tragédia na Índia. Adolescentes, que
eram amigos, resolveram filmar eles próprios brincando de luta para divulgar o
vídeo na internet. Mas um deles morreu após tomar uma série de golpes violentos
na cabeça. (“Luta de brincadeira entre amigos termina em morte”.
www.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-330318-
luta-de-brincadeira-entre-amigos-termina-em-morte.html,13.05.2015. Adaptado)
Texto 02 Entre crianças ou adolescentes, ocorrem agressões físicas que são consideradas,
por eles, como brincadeiras. Estas se constituem em golpes que são desferidos
com a intenção de simular situações de lutas. Há adultos que não consideram
essas brincadeiras violentas. Geralmente, elas são vistas como simples
“probleminhas”. Entretanto, essas práticas, muitas vezes, ocasionam
desentendimentos, e o que parecia ser uma brincadeira entre amigos evolui para
uma briga com agressão física. Os golpes tornam-se gratuitos, as agressões
ficam cada vez mais incisivas. E o que antes era a simulação de uma luta entre
colegas transforma-se em algo que pode ocasionar consequências mais graves. Por
isso, os adultos devem impedir que esse tipo de brincadeira aconteça, a fim de
evitar situações de violência que possam fugir ao controle. (Miriam Abramovay
[coord.]. Cotidiano das escolas: entre violências.
http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001452/145265por.pdf. Adaptado)
Texto 03 O
roteirista de quadrinhos americano, Gerard Jones, acredita que brincadeiras de
luta contribuem para a educação do corpo, combatendo ansiedades e medos. Em
algumas circunstâncias, inspiradas em histórias de super-heróis ou em ambientes
de guerra, as crianças representam universos imaginários por meio de
movimentos, aprendendo a distinguir realidade e fantasia, pois sabem que não
devem “machucar de verdade”. Segundo Jones, empurrar, puxar, chutar e bater
assumem um sentido positivo nas brincadeiras e não devem, portanto, ser entendidos
como atos de violência ou de agressão. (Farias, Wiggers e Viana. “O lúdico e a
violência nas brincadeiras de luta: um estudo do ‘se-movimentar’ das crianças
em uma escola pública de São Luís, Maranhão, Brasil”.
www.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/2543/pdf_97. Adaptado)
Texto 04 As
brincadeiras de luta são importantes para o desenvolvimento da personalidade,
pois ajudam crianças e adolescentes a lidar com diversas emoções, como o medo
ou a raiva. Ao experimentarem sensações por meio de uma interação prazerosa,
aprendem a controlar tanto suas emoções quanto seus impulsos. Desde cedo, a
criança sabe que é preciso brincar de lutar sem machucar o colega e, para isso,
é necessário modular a força dos ataques, se não a brincadeira acaba. Esse tipo
de aprendizado deve ser estimulado porque será muito útil para a formação de
adultos conscientes de suas ações, capazes de interagir em sociedade de modo
equilibrado e pacífico. (Andréia Schmidt. “Brincadeira de criança é coisa
séria”. www.educacional.com.br/falecom/psicologa_artigo047.asp. Adaptado)
Com base nas informações dos textos e em seus
próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, de acordo com a norma- -padrão
da língua portuguesa, sobre o tema:
Brincadeiras de Luta Devem Ser Estimuladas ou Evitadas?
Conheça o: "O Método de Aprovação - PM SP" técnica que foi estudada durante 5 anos, analisando a banca "VUNESP" e desde então, está resultando de várias aprovações no concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo. aproveitar promoção
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Dúvidas vide edital na íntegra. Edital concurso soldado pm 2019
SOBRE O NOSSO MÉTODO DE APROVAÇÃO
Olá futuros, esse método vai fazer com que você trabalhe sua mente para sua aprovação.
Quantas vezes você fez a prova e não passou? Por um simples detalhe você não passou.
Agora é a sua chance de ser aprovado!
Meu Método é totalmente focado na Banca "VUNESP" onde você desenvolverá Técnicas de:
✔Memorização
✔Leitura Textual
✔Prática Distribuída
✔Ciclos de Estudos
✔Resumos
✔Controle Emocional
Dentre outras, incluindo nossa Técnica Principal "O Método de Aprovação - PM SP" técnica que foi estudada durante 5 anos, analisando a banca "VUNESP" e desde então, está resultando de várias aprovações no concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE
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