Dicas para o Teste psicológico da PM SP

Dicas para o Teste psicológico da PM SP 



A etapa dos exames psicológicos da PM SP é a etapa mais temida pelos candidatos do concurso, e não é para menos, nessa fase mais da metade dos candidatos são reprovados, para ser mais especifico cerca de 60% dos candidatos não passam dessa fase.

Não faça parte dessas estatísticas!

Acompanhe esse artigo até o final que eu vou dar algumas dicas de ouro que foi fundamental para a minha aprovação nessa etapa.

Os Exames Psicológicos, de caráter eliminatório, serão realizados pelo órgão de pessoal da Polícia Militar e terão a finalidade de avaliar se o candidato apresenta características cognitivas e de personalidade favoráveis para o desempenho adequado das atividades inerentes ao cargo público pretendido, de acordo com os parâmetros do perfil psicológico estabelecido para o cargo em vigor na Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A inaptidão nos Exames Psicológicos não pressupõe a existência de transtornos mentais. Indica, tão somente, que o avaliado não atendeu, à época dos exames, aos parâmetros exigidos para o exercício das funções do cargo de Soldado PM de 2ª Classe.


Passei por essa etapa do concurso quando prestei o concurso para soldado da PM SP em 2015, confesso que morria de medo dessa etapa e fui em busca de preparação antes de realizar o teste, na época eu baixei uma apostila da internet com várias dicas sobre a etapa, mas infelizmente eu não sei onde está, mas a boa notícia é que eu lembro de grande parte delas e vou tentar listar aqui de forma simples e dinâmica o que foi fundamental para a minha aprovação nessa etapa tão criteriosa.

O teste da casa-árvore-pessoa

O teste da casa-árvore-pessoa (também conhecido como HTP, do inglês house, tree, person) tem orientações bem simples: temos que desenhar uma casa, uma árvore e uma pessoa em uma folha. Quando eu fiz o concurso o psicólogo pediu para fazer esses desenhos e ele orientou faze-los de forma simples e clara.





Me preocupei em desenhar um chão para que a casa e os outros desenhos não ficassem flutuando, desenhei uma casa simples, porém completa com telhado, porta, maçaneta, janela. Desenhei uma árvore também simples, com raiz, tronco e copa sem frutos, as pessoas desenhei da mesma maneira, mas todos vestidos e muito importante sem esquecer das orelhas, é bem comum as pessoas esquecerem de desenhar as orelhas.

Na sequência vem uma parte muito importante dos testes, ele pede para escrever sobre os desenhos, quem mora na casa, quem são aquelas pessoas, se as pessoas são felizes etc.

Nesse momento pelo amor de Deus evite dramas, por mais que a vida seja dura para você não fale sobre seus traumas, frustrações e medos. Por exemplo não diga assim: 

- Nessa casa mora eu e minha mãe apenas porque meu pai nos abandonou, morreu ou algo do tipo.

Em uma outra parte do teste o psicólogo passa um questionário com várias perguntas sobre você, muitas mesmo e várias delas são retóricas tome cuidado para não entrar em contradições, por exemplo você responde que nas horas vagas adora pescar, e em outra questão do questionário pergunta o que você mais gosta de fazer no seu tempo livre e você responde algo totalmente diferente.


Entrevista teste psicológico da PM SP




De todos as fases do teste essa é a que os candidatos consideram mais complicada, esse contato cara a cara individualmente com o psicólogo causa pavor nos candidatos.

Mas fique tranquilo com os macetes que eu vou dar nesse final de artigo você vai tirar de letra.

Antes que você faça a entrevista é bom que saiba alguns perfis que os psicólogos tentam identificar e excluir:

Pessoas com tendências suicidas, pessoas que não tem autocontrole, pessoas com desvio de personalidade, pessoas com problemas psicológicos, pessoas retraídas que tem dificuldades de comunicação, etc.

Se o psicólogo perguntar:



Porque você quer ser policial militar?


Evite responder que você quer ser PM para ser respeitado, porque gosta de arma, porque gosta de adrenalina, porque quer mudar o mundo ou algo do tipo, os psicólogos não gostam quando os candidatos dão a entender que o cargo na PM é por hobbie ou diversão, eles preferem que o cargo seja visto mais profissionalmente.

No meu caso eu respondi que eu sempre admirei a carreira militar e que eu considero o cargo de soldado da polícia militar uma profissão muito nobre.


Em qual área da PM SP você gostaria de trabalhar?


Evite responder que você quer trabalhar na ROTA, Batalhão de choque, força tática, rocam, etc. Respondendo dessa forma dá a entender que você é uma pessoa que gosta de adrenalina ou ações mais enérgicas e isso para um candidato novato pode não pegar muito bem, isso porque apesar de serem áreas consideradas mais perigosas o salário não é diferente, então não faz muito sentido responder que quer trabalhar nessas áreas logo no início da carreira.

No meu caso eu já tinha sido orientado dessa forma, então eu tirei de letra, eu respondi que gostaria de trabalhar na ronda escolar, porque quando eu estudava as vezes os alunos combinavam algumas brigas na saída, quando abria o portão e tinha uma viatura da ronda escolar as brigas eram canceladas, e eu me sentia seguro, então eu sempre quis passar essa sensação de segurança para as pessoas.

O que você pensa sobre a morte?


A minha resposta dessa pergunta infelizmente eu vou ficar devendo pois eu não lembro o que eu respondi, mas é bom que você saiba que em alguns testes os entrevistadores fazem esse tipo de pergunta, uma pergunta polêmica e que causa muito nervosismo nos candidatos, como você já sabe que essa pergunta pode ser feita para você no dia do seu teste, tente se preparar pra não ser pego de surpresa e se enrolar na hora de responder.


Galera é importante frisar que os testes não são todos iguais, assim como os psicólogos avaliadores também não são e os métodos e perguntas podem ser diferentes, o intuito desse artigo é alertar os candidatos quanto aos principais pontos de atenção nessa etapa.

Eu poderia listar várias perguntas e respostas que me fizeram no dia do meu teste psicológico da PM SP, mas isso poderia te prejudicar, pois os avaliadores percebem quando os candidatos estão instruídos, orientados ou com respostas prontas, a dica é seja sincero para evitar contradições, demonstre autocontrole e honestidade, com certeza você será aprovado, depois é só fazer a IS, entregar os documentos e correr para o abraço.

Espero que esse artigo tenha ajudado você.

Estou torcendo e acredito em você! Não desista.


Você é mais corajoso do que acredita, mais forte do que parece e mais inteligente do que pensa

A.A Milne








Curta nossa página no facebook: @descomplicandoabanca

Me sigam no instagram: evanildo.bonfim

Email: delimaevanildo@gmail.com














Comentários

Postagens mais visitadas